Leucemia

A leucemia é uma doença que afeta a medula óssea, responsável pela produção dos componentes do sangue.

Os componentes das células sanguíneas são os leucócitos (glóbulos brancos), hemácias (glóbulos vermelhos) e plaquetas. Eles são responsáveis, respectivamente, por defender o organismo contra infecções, transportar oxigênio e realizar a coagulação do sangue.

A leucemia é classificada de acordo com a velocidade de evolução da doença e os glóbulos afetados. Quanto à evolução, pode ser crônica (lenta) ou aguda (rápida). Dependendo do tipo de glóbulo afetado, pode ser linfoide ou mieloide.

A leucemia linfoide aguda altera as células tronco que dão origem aos componentes do sangue, esse tipo de leucemia é mais comum em crianças, mas também ocorre em adultos. A leucemia mieloide aguda se caracteriza pela superprodução de células imaturas que passam a se desenvolver de forma descontrolada e param de combater as infecções. Já no caso da leucemia linfoide crônica, a superprodução também ocorre, mas não interrompe a produção e o funcionamento das células normais. A leucemia mieloide crônica ocorre principalmente em adultos e é uma anormalidade genética dos glóbulos brancos, uma alteração nos cromossomos que compõem as células.

Como a doença afeta as células sanguíneas, podem ocorrer sintomas que indicam alteração no funcionamento dos seus componentes, como vulnerabilidade a infecções, anemia, fadiga e sangramento na gengiva e nariz.

Em estágios mais avançados, pode provocar inchaço nos gânglios linfáticos (principalmente no pescoço e axilas), perda de peso repentina e sem origem determinada, febre, dores nos ossos e articulações, desconforto abdominal, náusea, vômito, tontura e dores de cabeça. A leucemia não tem causas específicas definidas, mas há suspeita de que alguns fatores ambientais e comportamentais possam influenciar na manifestação da doença, como tabagismo, radiação, doenças hereditárias, substâncias químicas e desordens sanguíneas.