Tipos de Câncer
câncer de testículo
Embora tenha crescimento rápido, o tumor de testículo costuma ser facilmente curável e pouco letal. Diferente da maioria dos tipos de câncer, ele é mais comum entre 20 e 40 anos, idade em que o homem é mais ativo sexualmente.
Não existem ações preventivas que reduzam o risco desse tipo de câncer, a melhor solução é o diagnóstico precoce. Por isso, os homens devem estar atentos aos seguintes sintomas: formação de nódulo indolor no testículo, sensação de peso no saco escrotal, alteração no tamanho do testículo, sensibilidade nos mamilos, sangue na urina e dor na virilha ou na região inferior do abdômen. Esses sintomas também podem estar associados a outros problemas de saúde menos graves, por isso a avaliação de um especialista é fundamental para realizar o diagnóstico correto, evitando que se confunda com inflamações ou outras doenças. Se detectado e tratado em fase inicial, a intervenção cirúrgica tem bons resultados e, muitas vezes, sequer influencia na função sexual do paciente.
Homens com histórico familiar da doença, ou que tenham tido lesões no testículo ou criptorquidia (situação que ocorre quando o testículo não desce para o saco escrotal na fase de desenvolvimento do feto) são mais propensos a desenvolver esse tipo de câncer.
Para saber mais, acesse www.inca.gov.br