ALIMENTOS QUE AJUDAM A MELHORAR A IMUNIDADE

A alimentação rica em nutrientes é muito importante para manter o funcionamento do organismo. Para pacientes em tratamento de câncer, a alimentação saudável e nutritiva é ainda mais importante, pois vai ajudar a manter a disposição, evitando a degeneração dos tecidos do corpo e ajudando na reconstrução.

Quando não se ingere a quantidade suficiente ou o tipo correto de alimento, o corpo utiliza os nutrientes que tem armazenado para servirem de fonte de energia. O resultado é que as defesas naturais se enfraquecem e o corpo não consegue combater as infecções.

Nenhum alimento sozinho ou grupo de alimentos contém todos os nutrientes necessários. A melhor estratégia é ingerir diferentes tipos de alimentos todos os dias para manter seu organismo forte. A alimentação deve conter porções diárias de verduras e legumes, carboidratos e proteínas de origem animal e vegetal.

Quais frutas comer para melhorar a imunidade:
Opte por frutas frescas, secas, congeladas ou suco de frutas 100% naturais. As frutas cítricas, o mamão e o Kiwi recebem posição de destaque quando o assunto é melhorar a imunidade.

Quais vegetais comer para melhorar a imunidade:
Consuma vegetais variados e de preferência frescos. Os pimentões vermelhos, brócolis, espinafre, açafrão e o alho apresentam substâncias que favorecem na imunidade.

Quais tipos de grãos comer para melhorar a imunidade:
Prefira os alimentos nas versões integrais, como pães, arroz e massas.

Quais proteínas comer para melhorar a imunidade:
Explore o consumo de proteínas, como carnes magras, aves sem pele, peixes, ovos, feijões e laticínios. O iogurte, por conter lactobacilos auxilia a função intestinal e consequentemente beneficia a resposta imune.

Quanto de água ingerir para melhorar a imunidade:
Beba bastante água, no mínimo 2 litros por dia, principalmente nos intervalos das refeições. Outros líquidos, como sucos naturais, água de coco e chás, podem ajudar na hidratação. Evite o consumo de bebida alcoólica durante o tratamento quimioterápico.

*Conteúdo produzido pela Nutricionista Luciane Berlato (CRN² 5901)