Tipos de Câncer
Câncer de Esôfago
No Brasil, esse tipo de câncer é o 6º mais recorrente entre os homens e apresenta números expressivos no Rio Grande do Sul. Os tumores que atingem o esôfago, tubo que liga a garganta ao estômago, são provocados principalmente por um conjunto de hábitos de estilo de vida, como alimentação inadequada, consumo frequente de bebidas muito quentes, consumo exagerado de álcool e o tabagismo.
Alguns outros fatores aumentam a predisposição a esse tipo de câncer: infecção pelo vírus HPV, histórico de síndromes como a tilose (espessamento da pele nas mãos e pés) e acalasia (alteração muscular que dificulta o relaxamento para passagem de alimento), queimaduras no esôfago, deficiência de ferro e esôfago de Barrett (alteração das células do interior do esôfago por ocorrência frequente de refluxo).
No início o corpo não manifesta sintomas, mas a evolução da doença pode provocar dificuldade ou dor para engolir os alimentos, dor torácica, náusea, vômito, perda de apetite e perda de peso. Como o esôfago não possui membrana protetora, a disseminação da doença para outros tecidos e órgãos vizinhos é mais fácil. Por isso, ao apresentar qualquer desses sintomas, você deve procurar um médico para orientar exames e tratamentos.
Para saber mais, acesse www.inca.gov.br