Como a atividade física pode melhorar a qualidade de vida
Sabemos que o sedentarismo e a obesidade combinados criam um cenário ideal para incidência de doenças como o câncer e também são responsáveis por um número expressivo de complicações cardíacas. Um organismo com acúmulo de gordura, níveis hormonais desregulados e que consome excessivamente produtos industrializados está ainda mais vulnerável a essas doenças.
Conhecida como um remédio para as doenças do coração, a atividade física traz benefícios que vão muito além da manutenção do peso corporal. Seus efeitos psicológicos, como redução do estresse e ansiedade, e sua ação sobre o funcionamento do organismo são aliados também na luta contra o câncer. A atividade física regular diminui a fadiga, provoca sensação de bem-estar, ajuda a melhorar a qualidade do sono, promove o fortalecimento muscular e ajuda a controlar inflamações no organismo.
O excesso de peso age, por exemplo, como potencializador na incidência de câncer de mama. O acúmulo de gordura aumenta a produção de hormônios, como o estrogênio e a insulina, induzindo a multiplicação celular desregulada, característica dos tumores malignos. Da mesma maneira, é considerado fator de risco para outros tipos de câncer, por isso a prática regular de atividade física é fundamental para a manutenção da saúde.
O ideal é praticar pelo menos 150 minutos de exercícios por semana, mesclando atividade aeróbicas e de fortalecimento muscular. A atividade deve ser feita regularmente, de 2 a 3 vezes por semana, e precisa ser uma prática prazerosa, então, opte por atividades que você se sinta feliz ao praticar: caminhada, musculação, dança, esportes, etc.
É muito importante também combinar a atividade com uma alimentação nutritiva e diversificada e mudar hábitos da rotina, como trocar elevador por escadas ou a direção por uma caminhada até o mercado. Mas antes de começar a se exercitar, faça uma avaliação com um especialista para saber se você tem alguma restrição de movimento ou anemia, por exemplo. O importante é estar sempre em movimento!
Dicas de atitudes que podem ajudar a prevenir o câncer