Em vez de “Por que eu?”, usei “Por que não eu?”
T. M. – 62 ANOS
Diagnóstico: Tumor intestino
No fundo o diagnóstico não foi surpresa, já desconfiava. Apenas foi uma confirmação. Fugia do medo de ouvir o que ouvi. Quando isso ocorreu não vou dizer que foi natural, mas até eu estranhei, pensei que ia chorar, espernear… procurei me informar e pesquisar tudo sobre câncer. Assisti documentários, depoimentos (como da Ana Furtado), e fui encarar. Foi fundamental a expressão. Em vez de “Por que eu?”, usei “Por que não eu?”. Vi um relato na tv e me foi de grande valia. A grande motivação foi a força daqueles que enfrentam como eu esse desafio. Sem dúvida a família e amigos nesta hora são o alicerce.
O otimismo é fundamental, temos que acreditar sempre, lutar, lutar e lutar. Procuro ter uma rotina nas lidas domésticas e no trabalho. Me desafio e vejo alguns olhares como se estivéssemos limitados, isso me deixa chateada – mas de olhos tenho a amizade e a força, e aí viro uma gigante. A família presente acompanhando, dando palavras de alento é fundamental.
A atenção e a acolhida, tanto familiar quanto profissional é tudo. O sorriso, a maneira como somos recebidos é como se fôssemos velhos conhecidos. É assim que me sinto na clínica. A primeira vez estava ansiosíssima, agora mais relaxada já conheço alguns companheiros nessa caminhada.
O nome da clínica é sugestivo. Se não houver vida na vida a ciência de certa forma fica incompleta. Viver a vida e ter vida para viver é o objetivo, ou deve ser de cada um de nós.
Não conheci o antigo endereço, mas a nova sede é de melhor localização, sem falar que é um lugar muito acolhedor, bem decorado e equipado. Profissionais bem preparados. Parabéns! Vocês são ótimos.
Diria para quem está enfrentando o câncer… confiar sobretudo em si, assim como temos esse desafio temos tantos outros que já vencemos e este é o maior e mais importante, pois é por nós, pela nossa vida. Desistir nunca, acreditar sempre, a fé é companhia inseparável e tirar uma grande aprendizagem disso tudo. Dizem que nada acontece por acaso. Então devemos parar e recomeçar para sermos pessoas melhores. Não é fácil, mas podemos nos cercar de uma aura positiva. O universo conspira com sua força positiva e o todo poderoso são forças para nos fortalecer. Mentalizar e acreditar.